terça-feira, 16 de junho de 2009

O que é o amor?

"Quando alguém te ama, a forma de falar seu nome é diferente."

Foi isso o que Billy, um garotinho de 4 anos respondeu quando perguntaram a ele o que é o amor.
Só uma das muitas respostas que as crianças deram numa pesquisa feita, crianças de 4 a 8 anos.
Parei pra pensar em como seria bom se fossemos mais como as crianças.
Essa ingenuidade, esse maneira mais simples de ver as coisas, ver a vida, essa sinceridade!
As crianças amam sem jogos, sem falsidade, sem interesse nenhum, amam de graça!
Amam simplesmente porque amam!
E elas tem uma visão amor completamente diferente da nossa!
Quem de nós diria que 'quando alguém nos ama, a maneira de falar nosso nome é diferente?'
Que 'amor é quando alguém nos magoa muito mesmo, mas não gritamos com ela porque sabemos que isso fere seus sentimentos?'
Quem de nós diria que amor '
é quando você sai para comer e oferece suas batatinhas fritas, sem esperar que a outra pessoa te ofereça as batatinhas dela?'
Nó não diríamos nada disso, porque a maioria de nós nem acredita que ainda exista amor
, amor de verdade, não por conveniencia, nem por acomodação, nem por nenhum outro motivo que não seja simplesmente por amar.
Sem esperar nada em troca!
Esse "amor" tão efêmero de hoje em dia! Que não dura mais que um ano, um mês, uma noite...
A resposta que eu mais gostei foi a de uma menina de 8 anos, chamada Rebecca.
Apesar de não ter mais 8 anos, tenho essa mesma visão de amor:

"Quando minha avó pegou artrite, ela não podia se debruçar para pintar as unhas dos dedos do pé. Meu avô, desde então, pinta as unha para ela. Mesmo quando ele tem artrite."


Não tem amor maior que esse, depois de tanto tempo juntos, ainda esse amor, esse carinho, esse cuidar do outro!
Esse preferir o bem do outro que o seu próprio!
Espero ter a sorte um dia de encontrar isso: quem faça minhas unhas, divida suas batatinhas, não grite para não me magoar...
Espero encontrar alguém que diga meu nome de um jeito diferente!





2 comentários:

  1. Lindo seus textos... vc escreve super bem!!

    (Tenhu q dá um jeito de aprender a fazer unha... .lala)

    easihiuash

    =*

    bjoo...gosdimais

    ResponderExcluir
  2. nada melhor que a verdade da boca de uma criança e alguém que lhe dá confiança

    abraço ! !!

    ResponderExcluir